top of page

内村先生から最近のコロナ近況を聞きました

コロナから回復されて病院勤務も復活された内村先生に最近のコロナ近況を聞きました。

  1. ワクチンも行き渡っているサンパウロ、そろそろ会食しても良いですか? 答え。はい、換気の良い場所で(クーラーはダメ)ちょっと面倒ですが食べたらすぐにマスクを付けてください。その場合マスクはN95を使用。

  2. コロナの治療薬はブラジルで使われていますか? 答え。はいAnvisa(ブラジルの保健省)で認められたレムデシビルがあります。ブラジルのTopの病院では既に使われています。 効ウイルス薬ではないですがTocilizumabeという関節炎に使われる炎症剤も効果的に使われています(コロナの最大の問題は全身の炎症なので)。これらの薬剤は100%の効果はありませんが良い結果を出しています。多くの重症例から得た臨床経験からみてもステロイド系の薬剤が最も良い効果を出しています。



Perguntas ao Dr Ricardo Utimura, a nossa fonte mais segura de informações (já recuperado de COVID, graças a Deus).


  1. Já podemos ter refeições em grupo, com pessoas conhecidas e em pequeno número? Resposta: Penso que sim, se possível em local arejado (não é ar condicionado); meio chato, mas recolocar a máscara assim que terminar a refeição (se possível utilizar a máscara N95).

  2. quais medicamentos para COVID 19, já aprovados e usados em hospitais? Resposta: Aprovado para uso no Brasil do Remdesivir; acho que os Hospitais top de linha estão usando qdo indicado; tem o Tocilizumabe, não é um antiviral, é usado como modulador de doença (artrite reumatoide) e com eficácia no controle da fase inflamatória da COVID. Esses medicamentos não resolvem 100% dos casos, mas possuem uma boa eficácia. E tem o corticoide, com melhores resultados principalmente porque agora usados a partir de uma experiência maior na condução e tratamento dos casos mais graves de Covid.



閲覧数:20回0件のコメント

最新記事

すべて表示
bottom of page